Moça Prendada apresenta: Slow Fashion, valores sustentáveis e moda!

Moça Prendada apresenta: Slow Fashion, valores sustentáveis e moda!

Para  explicar o slow fashion temos que primeiro diferenciá-lo do fast fashion, comparando estas duas vertentes da moda.

O fast fashion é uma significa um padrão de produção e consumo no qual as peças são fabricadas massivamente para um consumo rápido e descartável, popularizado com as lojas de departamentos.

O consumo desenfreado tem cobrado seu preço: a qualidade da matéria-prima, a valorização do trabalhador e o compromisso com o maio ambiente não são uma preocupação, uma vez que são descartáveis. Fora que a massificação do estilo, levam a uma padronagem de moda repetitiva e insípida.

Na contramão deste conceito de consumo inconsciente surge o slow fashion, que é uma proposta que prioriza a qualidade da matéria-prima e o trabalhador, prática de valores que incorporam na peça os custos sociais e sustentáveis, e formam uma moda onde a vida-útil da peça ou seu conceito não está ligado a tendências temporais ou épocas do ano. São peças para a vida.

Listamos o que você precisa saber sobre o slow fashion e por que deve apoia-lo:

1) A valorização do trabalho: dá-se oportunidade aos novos designers, estilistas, artesãos. Valoriza-se o trabalho realizado manualmente, gerando emprego e crescimento de renda inclusive em pequenas comunidades e produções locais.

2) Qualidade dos materiais e peças produzidos: no slow fashion a escolha do material é uma das principais vertentes, optando-se por materiais de alta qualidade e durabilidade, provenientes de empresas com compromisso com o meio ambiente.

3) Sustentabilidade: o fast fashion, que alimenta produções em massa da indústria geram um desgaste ambiental de grandes proporções, como poluição de rios e mares pelo uso inadequado da água ou despejo de dejetos do processo de produção da peça, além da alimentação de um sistema de consumo de baixa qualidade, onde as roupas são tidas como descartáveis e que estimulam o consumo irracional.

4) Atemporalidade: uma vertente do consumo consciente é que o design dessas roupas não se fixe em uma determinada época do ano, são peças que podem ser usadas o ano inteiro, em qualquer ocasião ou ambiente.

Conheça nossa coleção atemporal que conta com os melhores artigos femininos na nossa loja virtual.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *